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Para impulsionar a rentabilidade e a inovação digital, o nosso cliente, uma entidade financeira (Banco), apostou na modernização da sua infraestrutura de dados impulsionando a sua eficiência operacional, rentabilidade e disrupção digital. A significativa complexidade em integrar dados estruturados e não estruturados para análises preditivas e eficiência das suas estratégias de cross-selling, era um desafio crucial.
Como a Mooddie Digital Data Consulting (Mooddie) ajudou o seu cliente a transformar a sua infraestrutura de dados, fornecendo uma solução moderna e escalável, um Data Lake 100% open-source, que impulsionou o cross-selling de produtos. Descubra como!

O cliente enfrentava dificuldades relacionadas com a gestão e análise de grandes volumes de dados. A ausência de uma infraestrutura adequada dificultava a obtenção de insights valiosos tornando difícil a análise de comportamento e a definição de ofertas direcionadas. Era crucial uma solução que garantisse armazenamento e processamento eficientes, além da flexibilidade, segurança, escalabilidade e sobretudo, acesso rápido à informação e aos respetivos indicadores relevantes para cada situação.

Como a Mooddie ajudou o seu cliente a transformar a sua infraestrutura de dados, fornecendo uma solução moderna e escalável, um Data Lake 100% open-source, que impulsionou o cross-selling de produtos.

A Mooddie projetou e implementou uma arquitetura moderna de Big Data que centralizou, consolidou e organizou os dados estruturados e não estruturados, de forma eficiente, fornecendo uma base sólida para análises detalhadas e indicadores essenciais para o cross-selling de produtos e serviçosdo banco, onde se destacou 3 principais pilares no processo de implementação:

1. Desenho de uma Arquitetura Moderna e Escalável
Construímos uma arquitetura de Big Data baseada em tecnologias atuais e open-source, como Apache Spark, Kafka, Hadoop/HDFS, Apache HOP e Kubernetes, garantindo processamento em tempo real e armazenamento otimizado.
2. Integração de Fontes de Dados
Dados de várias fontes internas foram consolidados em camadas estruturadas (bronze, silver e gold).Cada tabela foi analisada, reorganizada e ajustada para permitir cruzamentos precisos e relevantes.
3. Desenvolvimento de Indicadores Personalizados
Com base nas necessidades do cliente, foram definidos indicadores específicos para avaliação de elegibilidade para aplicação de estratégias de cross-selling. Tendo sido desenvolvidos dashbaords dinâmicos e intuitivos, apresentando uma visão clara do desempenho dos indicadores.

Cross-Selling Baseado em Dados
O cliente passou a identificar, de forma automática, clientes com maior potencial para adquirir novos produtos, aumentando a taxa de conversão de campanhas.
Melhoria na Gestão de Relacionamento com o Cliente
Com uma visão integrada de cada cliente, a equipa do cliente conseguiu oferecer produtos personalizados e criar campanhas mais relevantes.
Decisões Baseadas em Indicadores Fiáveis
Indicadores precisos e atualizados em tempo real permitiram decisões estratégicas rápidas e informadas.
Celeridade na obtenção da informação
A arquitetura implementada garante celeridade na obtenção de grandes volumes de dados, possibilitando o lançamento rápido de campanhas e reforçando a competitividade do banco.

A implementação do Data Lake resultou numa infraestrutura de integração de dados robusta, capaz de consolidar múltiplas fontes de informação de forma estruturada, eficiente e célere. A arquitetura moderna foi desenhada para garantir escalabilidade e flexibilidade, estando preparada para uma possível migração para a cloud que se entende vir a ser o futuro. De qualquer forma, o nosso cliente encontra-se agora equipado, para processar grandes volumes de dados, criar indicadores personalizados, desenvolver análises avançadas, permitindo o lançamento de campanhas com agilidade, promovendo decisões estratégicas informadas e impulsionando a inovação contínua.