Imagine um negócio com enorme potencial e impacto social e económico, cujo seu crescimento pode ser mais lento ou enfrentar estagnação devido à fragmentação dos seus dados. A informação vital está dispersa em múltiplos sistemas, com integrações pouco eficientes, gerando processos lentos e trabalhosos na validação e análise dos dados. Relatórios demorados, análise manual extenuante e a alta probabilidade de erros críticos, que comprometem a tomada de decisões. A ausência de dashboards em tempo real e apelativos, impede a visão holística do negócio, dificultando a implementação de ações corretivas e preventivas e a antecipação de tendências. A falta de colaboração entre departamentos, devido à dificuldade de partilha de dados, impede a otimização de recursos e a identificação de novas oportunidades. A comunicação, interna e externa, sofre atrasos, comprometendo a resposta a necessidades urgentes bem como as relações com stakeholders. O resultado? Um crescimento sustentável comprometido. Uma solução integrada e eficiente de dados é crucial para desbloquear todo o potencial do negócio e garantir o seu sucesso, num ambiente cada vez mais integrado e disruptivo.
Como a Mooddie Digital Data Consulting consolidou diferentes bases de dados e transformou relatórios lentos e mais antiquados, em dashboards apelativos, em tempo real, gerando insights valiosos e impulsionando a eficiência e a tomada de decisões. Descubra como!
O cliente enfrentava um desafio crítico, recorrente e significativo: uma aplicação antiga e ineficiente que já não respondia às exigências atuais no que diz respeito a reporting. Os relatórios lentos, pouco personalizáveis, frequentemente de utilidade limitada, integrações limitadas e uma base de dados subjacente com uma estrutura complexa e pouco compreensível.
Com uma abordagem inovadora e dedicada, desenvolvemos uma solução personalizada e eficiente, aproveitando ao máximo as ferramentas e infraestrutura existente do cliente. O resultado foi claro e expressivo: dados organizados e acessíveis através de dashboards interativos; economia de tempo e custos na geração de relatórios; facilidade na partilha e colaboração da informação; e uma melhoria significativa na produtividade, no fluxo de trabalho e na tomada de decisões graças ao acesso atempado à informação.
1. Descobrir o que é realmente importante
Iniciámos o processo com uma análise aprofundada junto do cliente e com total colaboração. As reuniões iniciais foram cruciais para compreender a real dimensão do desafio: extrair informações relevantes de uma aplicação e base de dados complexa e compreender o fluxo e processo existente.
2. Resolver o caos dos dados
Apesar da falta de documentação, mapeamos e reorganizamos a base de dados em total colaboração com o cliente, criando um modelo eficiente e totalmente escalável.
3. Aproveitar o que já existe
O investimento prévio do cliente na framework open-source da Mooddie em âmbito de outro trabalho, proporcionou uma base sólida para o projeto. A migração de dados para o Datalake e Datamart existentes, otimizou tempo e recursos para esta solução.
4. Transformar relatórios em dashboards
A partir dos dados organizados, desenvolvemos dashboards intuitivos e dinâmicos, baseados em modelos de dados personalizados para atender às necessidades específicas do cliente e das suas áreas de negócio. Estas ferramentas modernas substituíram os antigos relatórios estáticos, proporcionando uma visão completa e em tempo real do negócio, permitindo que o cliente explore e analise os dados de forma independente, autónoma e eficaz.
Dados em tempo real
Os relatórios lentos e desatualizados ficaram para trás. Agora, o cliente dispõe de dashboards dinâmicos e acessíveis, que através de um clique fornecem todas as informações necessárias e atualizadas instantaneamente.
Autonomia do Cliente
O cliente ganhou total autonomia na gestão de seus dados. A solução elimina a dependência do fornecedor para criação de relatórios e dashboards, gerando economia e maior flexibilidade.
Visão clara e organizada
O caos dos dados deu lugar à organização dos dados. Agora o cliente consegue aceder e compreender facilmente o contexto da sua informação disponível, aplicar filtros e correlacionar dados de acordo com as suas necessidades/áreas de negócio.
Eficiência e poupança
Apostar em ferramentas open source permitiu integrar todas as soluções necessárias sem a aquisição de licenciamento de software, resultando em ganhos significativos de tempo e economia.
Tomada de decisões mais ágeis e fundamentadas
Com acesso a dados em tempo real e dashboards intuitivos, o cliente toma decisões mais estratégicas e informadas em menor tempo.
Este projeto de sucesso, comprova a capacidade da Mooddie em transformar sistemas complexos e legados. A colaboração e a transparência entre as equipas do cliente e da Mooddie, configurou num ambiente repleto de empatia e confiança. Neste projeto, foi possível otimizar recursos e entregar resultados eficazes num tempo célere, demonstrando o total compromisso da Mooddie com a excelência e o cliente.
Exemplo: dashboard interativo, desenvolvido com ferramentas open-source, que permite aos utilizadores com a devida permissão de segurança, personalizar de acordo com as suas necessidades em cada momento:
“Na APL, a integração de ferramentas de Business Intelligence (BI) com o CRM Talisma melhorou significativamente a gestão e análise de dados, superando as limitações da interface pouco intuitiva. Esta solução permitiu corrigir erros de categorização, monitorizar interações em tempo real e obter métricas precisas, otimizando procedimentos e reduzindo tempos de resposta. Com dashboards em tempo real, eliminámos a dependência de Excel e relatórios tradicionais.”
Carlos Asseiceira, APL – Porto de Lisboa
“Agilidade, autonomia, capacidade de resposta, conhecimento: estas são algumas das caraterísticas que nos levaram a mudar e a adotar um novo sistema de BI. Um sistema que nos permita obter respostas e conhecimento de qualquer fonte de dados, inclusive relacionando a informação das diferentes fontes. Um sistema que torna os utilizadores finais autónomos, e capazes de criarem os seus relatórios, listagens ou dashboards. Uma mudança na forma de trabalhar, que pretende otimizar a eficiência da própria organização.”
Ricardo Mestre – APSS